Biografia de Jah Prayzah
Mukudzeyi Mukombe, que atua sob o nome de Jah Prayzah (nascido em 4 de julho de 1987 em Uzumba, no Zimbabwe), é um músico contemporâneo zimbabuense e membro principal da banda Third Generation. Ele é popularmente conhecido por fãs e mídia como "Musoja", a palavra Shona para "soldado", um nome que ele ganhou principalmente por causa de seu uniforme de banda assinada de regalia militar. O nome "Jah Prayzah" vem de seu nome, "Mukudzei", que significa "Louvar-Lhe".
Infância e educação
Ele foi o último filho em uma família de cinco. Quando jovem, gostava de escrever, ler romances em Shona do seu pai, nadar no rio com amigos e caçar nas florestas. Uma e outra vez, ele voltava de casa com seus calções rasgados de toda a escalada e aventura.
Mais importante ainda, ele gostava de cantar. Ele alimentou esse hábito através do canto nas assembléias escolares e na igreja, além de tocar a mbira com seu professor. À medida que envelheceu e, à medida que suas habilidades mbira melhoraram, Mukudzei Mukombe se sentiu confiante e inspirado a perseguir seus interesses em música. As pessoas começaram a perceber seu presente natural na música e na linguagem, e encorajou-o a ser sério com isso.
A primeira experiência de Mukudzeyi com a composição de música foi durante seus primeiros anos de ensino médio. Começou a gravar pistas de dancehall e reggae com seus amigos com algumas faixas criando uma vibração no subúrbio, mas não atingindo a cena musical nacional. Mais tarde, gravou música contemporânea e afro jazztracks com DJ Thando e outros produtores locais, lançando singles como "Sorry Mama" e "Seiko".
Em 2007 lançou seu primeiro álbum lançado comercialmente, o Sungano. Ele continuou a lançar mais dois álbuns, Rudo neRunyararo e Ngwarira Kuparara. Este último foi comercialmente bem sucedido e continha os singles "Maria" e "Dande", o último dos quais apresentou Chiwoniso Maraire. Ngwarira Kuparara foi comercialmente bem-sucedida, e lhe foi oferecido um contrato para as fendas de quarta-feira em um bar Harare local chamado Jazz 105. Em 2013, ele lançou seu quarto álbum Tsviriyo e ganhou um prêmio NAMA pela música do Ano para a música "Gotchi Gotchi". Em 2014, ele lançou Kumbumura Mhute.No mesmo ano, ele ganhou cinco prêmios NAMA e dois prêmios ZIMA.
Em 2015, ele abriu um novo estúdio e lançou seu sexto álbum de estúdio, Jerusarema.
Seu trabalho mais notável foi a colaboração com o premiado artista da Tanzânia Diamond Platinumz em sua música de sucesso "Watora Mari", que alcançou mais de um milhão de visualizações no YouTube em menos de um mês após o lançamento. "Watora Mari" desfrutou de massagens na MTV Base e na Trace Africa. No entanto, a outra música, "Mudhara Vachauya" é a que está sendo apreciada no Zimbábue. Discografia
Kutonga Kwaro (2017) Mdhara Vachauya (2016) Jerusarema (2015) Kumbumura Mhute (2014) Tsviriyo (2013) Ngwarira Kuparara (2012) Sungano Yerudo (2010) Rudo Nerunyararo (2007
Sem comentários:
Enviar um comentário